segunda-feira, 11 de junho de 2012

um pouco sobre lesbianismo político e não somente sexual

Lesbianismo é... acima de tudo a prática de solidariedade fundamental entre mulheres. Toda nossa vida emocional é investida nas mulheres, para mulheres, com mulheres; nós não damos qualquer benefício para o opressor... Todas mulheres devem se tornar lésbicas, isso é, ganhar solidariedade, resistir, e não colaborar. Enquanto o lesbianismo for considerado um tipo diferente de sexualidade, enquanto "desejo" for pensado como vindo de um impulso desconhecido, a idéia de lesbianismo como escolha política será visto como inaceitável (Monique, 1980)
retirado de "The Social Construction of Lesbianism", Celia Kitzinger. 1987.

3 comentários:

  1. E onde fica a "orientação" sexual?
    Ela foi então, uma categoria usada para que só pensássemos nas lesbianas enquanto prática sexual?

    Eu fico confusa ainda com "orientação" e "opção". Se você puder me ajudar a entender melhor, fico agradecida.

    Bjas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito q sim, Jész, já q é revolucionário amar mulheres além de sexualmente numa sociedade misógina. entao, tentaram destruir isso de tds as maneiras, fazendo a gente se entender somente como diferentes sexualmente, mas em todo resto iguais. podemos ter uma familia tradicional inclusive, o q pra mim parece mto contraditorio, quando na verdade a prática do amor entre mulheres em todos os aspectos é algo quase impossível, sempre tem rivalidade q fomos ensinadas a ter, sempre tem o invidividualismo q mantem a gente separada umas das outras. e o individualismo tá mesmo na concepção de familia q separa a gente do coletivo. nao querem q a gente se organize juntas. isso já dava mto certo com a heterossexualidade, que separa as mulheres e as deixa ocupadas com seus homens e filhxs. com a lesbiandade, tao conseguindo fazer o mesmo. e sobre orientação e opção, acho q podemos escolher nao se relacionar com homens, já q nosso desejo é construído. acho q se prefere por aí orientação, mas eu acho q é pra dizer q nascemos assim e nao temos escolha e não divulgar a lesbiandade pra outras mulheres. bjas

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir