segunda-feira, 11 de junho de 2012

Por que o racismo é uma questão feminista?

"A razão pela qual racismo é uma questão feminista é facilmente explicada pela inerente definição de feminismo. Feminismo é a teoria política e prática que luta para libertar TODAS mulheres: mulheres d cor, trabalhadoras, pobres, descapacitadas, lésbicas, idosa - assim como brancas, economicamente privilegiadas, heterossexuais. Qualquer coisa menos que essa visão de liberdade total não é feminismo, mas apenas auto-agrandecimento feminino.
Deixe-me deixar claro que neste ponto, antes de ir mais além, algo que você têm que entender. Mulheres brancas não trabalham no racismo para fazer um favor a alguém, apenas para benefício das mulheres terceiromundistas. Você tem que compreender como racismo distorce e reduz nossas próprias vidas assim como mulheres brancas - que racismo afeta suas chances de sobrevivencia também, e que é realmente definitivamente uma questão sua também. Até que você entenda isso, nenhuma mudança fundamental vai acontecer.

Eu também sinto que o movimento de mulheres vai lidar com o racismo numa maneira que não havia sido lidado antes em qualquer outro movimento: fundamentalmente, organicamente, e não-retoricamente. Mulheres brancas têm uma relação materialmente diferente com o sistema do racismo que os homens brancos. Elas escapam menos deste e muitas vezes funcionam como seus peões, independente se reconhecem este fato ou não. Isso é algo que viver sob o reinado branco-masculino nos impôs; e derrubar o sistema do racismo é um trabalho inerente ao feminismo e, por extensão, dos estudos feministas"

Barbara Smith, “Racism and Women’s Studies”, All the Women are White, all the Blacks are Men, But Some of Us Are Brave.





Sempre que eu posto por aí escritos sobre feminismo pensar o racismo, e assumí-lo como questão central, as feministas brancas nunca dão muita bola. Eu gostaria de ver isso mudar, porque precisamos muito pensar sobre isso. O racismo como uma estrutura social política, é inerente ao Patriarcado, a Supremacia Masculina é inerentemente Branca, e nossos esforços são inúteis se não destruímos os dois simultaneamente. Devíamos começar a desconstruir essa história de que só nos interessamos no feminismo branco e que o feminismo negro é ininteligível pra gente e é um feminismo de certos sujeitos e unicamente destes. Obviamente que estou falando de nós, feministas brancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário